Sedec Participa de 4¬ļ Encontro Regional de Ag√™ncias de DC

Representantes municipais e estaduais se reuniram para tratar sobre ocorrências de fogo em vegetação na Região Leste Fluminense.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ)¬†participou, no dia¬†28 de setembro, em Tangu√°,¬†do¬†4¬ļ Encontro Regional de Ag√™ncias de Defesa Civil. O objetivo da¬†reuni√£o foi debater e criar medidas de preven√ß√£o, mitiga√ß√£o e prepara√ß√£o para ocorr√™ncias de inc√™ndio em vegeta√ß√£o.¬† O clima seco, a baixa umidade relativa do ar e as caracter√≠sticas geogr√°ficas da regi√£o Leste Fluminense favorecem a incid√™ncia deste tipo de evento.

Representantes dos munic√≠pios de Tangu√°, Itabora√≠, Rio Bonito, Silva Jardim, Maric√° e S√£o Jo√£o do Meriti¬†tamb√©mparticiparam no encontro. Os comandantes do quartel de S√£o Gon√ßalo e dos destacamentos de Itabora√≠ e Rio Bonito, al√©m dos coordenadores regionais de Defesa Civil - REDECs da √°rea Metropolitana, Baixada Litor√Ęneas e Baixada Fluminense - marcaram presen√ßa.

De acordo com o assessor da Superintend√™ncia Operacional da pasta, tenente-coronel Watanabe,¬†a Defesa Civil Estadual, se colocou √† disposi√ß√£o para auxiliar na capacita√ß√£o e nas a√ß√Ķes de preven√ß√£o desenvolvidas pelos munic√≠pios, bem como para apoiar, por meio do Corpo de Bombeiros, nas a√ß√Ķes de resposta.

¬†¬†- A intera√ß√£o e a integra√ß√£o entre os recursos dos munic√≠pios envolvidos √© fundamental para o desempenho de um trabalho de excel√™ncia ‚Äď disse o oficial.¬† ¬†

¬†Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Itabora√≠, major Anderson Gomes, o aumento da demanda para o combate aos inc√™ndios em vegeta√ß√£o √© motivo de preocupa√ß√£o. O militar informou que, nos √ļltimos 30 dias desde o in√≠cio da estiagem, foram 220 atendimentos nesta √°rea operacional.

De acordo com o superintende operacional da Sedec-RJ, coronel Bruno Braga, esse tipo de iniciativa é fundamental para a adesão e o engajamento de procedimentos para a segurança da população e a preservação socioambiental.

¬†¬†- A confec√ß√£o do plano de conting√™ncias m√ļtuo do comit√™, que ser√° testado em simulados com a participa√ß√£o da popula√ß√£o, vai tamb√©m colaborar com a redu√ß√£o das ocorr√™ncias na localidade ‚Äď complementou o militar.

¬†Um novo encontro est√° sendo programado. A ideia √© tamb√©m convidar para a discuss√£o √≥rg√£os de prote√ß√£o ambiental, as secretarias de Meio Ambiente e Educa√ß√£o, entre outras institui√ß√Ķes ligadas ao tema.